31 julho 2005

Sartre II as respostas

Sartre fala de um paradoxo: nós estamos traindo a nossa condição ontológica, por isso estamos na prisão(é justamente aí que ele fala dos limites do homem em ser um ser social. Sartre procura o tempo todo relativizar este homem e colocá-lo no contexto histórico não em uma condição humana flutuante.
E é justamente nesta frase que ele coloca isso claramente :"Nossa liberdade hoje não é nada mais que a livre escolha de lutar para nos tornarmos livres"
Naquela época, lá estava a segunda Guerra mostrando para ele o que os homens fizeram de sua liberdade, colocaram na prisão outros homens.E assim estava realtivizada a relação de liberdade sem colocar a condição primeira do homem e sua consequente responsabilidade por suas escolhas.
Era sobre isso também que eu queria falar : Sartre não coloca a culpa no homem, mas fala de responsabilidade e na covardia da má fé(quando o homem responsabiliza algo que o determina pelos seus atos).


Um comentário:

Anônimo disse...

Tá respondida a questão que eu tinha colocado em anônimo no post anterior. Aliás, bem respondida rs...mas me diz, a prisão do homem seria então a própria sociedade?